Saiba como otimizar a gestão financeira do seu negócio

Assim como em diversos campos da nossa vida, o dinheiro também é essencial para o crescimento e estabilidade de uma empresa. Saber como gerir o dinheiro para que seja possível desenvolver e manter seu negócio é a base para o sucesso.

Dessa forma, é extremamente importante a adoção de alguns hábitos e estratégias para que sua empresa tenha uma gestão financeira eficiente e seu negócio perdure no mercado com bons resultados.

Primeiro precisamos deixar de cometer alguns erros. Um muito comum entre os donos de empresas é a utilização da conta pessoal para a empresa, isso deve ser evitado pois certamente levará à confusão e má administração do seu negócio pela dificuldade de acompanhar se o caixa (ou a falta dele) é por causa das suas despesas pessoais ou por conta das finanças da empresa.

Portanto, a primeira dica desse texto é: crie uma conta separada para sua empresa. Assim você terá mais controle das finanças e facilitará todo o resto do processo.

Ter o controle financeiro da sua empresa é completamente necessário, entretanto se torna impossível fazer previsões e analisar o negócio como um todo caso não tenha conhecimento completo dos custos.

Para isso, registre todos os custos da sua empresa, identifique pagamentos, empréstimos, financiamentos, taxas entre outros. Desse modo você terá uma visão do seu negócio como um todo, impedindo gastos excessivos.

O fluxo de caixa também deve ser devidamente elaborado para que sua gestão financeira seja otimizada. Isto é, você precisa de algo que registre todas as movimentações, entradas e saídas. Com isso será possível analisar qual o valor resultante no final de um dia, mês, ano, etc e permitirá maior controle dos períodos com mais entrada e dos que precisam de um cuidado maior.

Sem contar que aumentará seu controle sobre onde o dinheiro está indo, de onde ele está vindo e com qual frequência. Portanto anote qualquer movimentação, mesmo que ela seja mínima.

Estabeleça um planejamento das finanças da empresa, pense onde colocará mais ou menos recursos e tenha controle sobre o orçamento disponível para evitar indisponibilidade de recursos ou excesso de custos. Assim, áreas importantes da empresa estarão sempre abastecidas para continuarem com o avanço do negócio. 

Para esse planejamento você pode utilizar o controle das movimentações, tal como o fluxo de caixa já mencionado neste texto, facilitando a previsão dos períodos com maior necessidade e os com mais disponibilidade de caixa.

Evite retiradas excessivas de capital da empresa. Com o planejamento você conseguirá determinar a quantidade adequada necessária para determinados investimentos, evitando gastos não previstos para não atrapalhar a gestão financeira. Afinal, cada retirada pode significar a perda de uma oportunidade.

E como última dica desse conteúdo: prefira o controle digital dos dados. Isto é, aproveite o período histórico em que vivemos e utilize ferramentas online no seu computador ou celular. Além de economizar muito tempo que gastaria fazendo manualmente, você evitará perdas de documentos e dados que poderiam atrapalhar e muito a gestão financeira do seu negócio.

Compartilhe:
💬 Estamos online!