Combos: Como aumentar Ticket Médio de Maneira Orgânica

Entenda como a criação de Combos de produtos faz você aumentar seu ticket médio significativamente.

Você já percebeu que em muitas lojas oferecem alguns produtos relacionados aos que estão sendo fechados antes de você fechar a compra? Esta é uma estratégia de vendas que você oferece e vende em uma única venda para aumentar o Ticket Médio.

Neste artigo vamos te mostrar como você pode fazer isso de maneira efetiva, além de mostrar como montar os combos e outras dicas fáceis para aumentar seu ticket médio e consequentemente reduzir o seu CAC – Custo de Aquisição de Clientes.

Resumo: Entenda um pouco mais sobre a técnica de cross-selling, como criar combos com seus produtos e serviços e outras formas de como aumentar seu ticket médio de maneira simples e efetiva.

Cross-selling e Combos

O cross-selling é uma técnica de vendas em que um vendedor sugere produtos ou serviços complementares ao cliente, com o objetivo de aumentar o valor da compra e a satisfação do cliente.

Isso é feito oferecendo produtos relacionados ou complementares ao item principal que o cliente está interessado em adquirir.

Exemplo: Você já deve ter reparado quando você vai em algum Fast food e, ao pedir um hamburguer, eles te oferecem batata e refigerante.

Neste caso o Hamburguer é o produto principal e a batata e o refrigerante seriam os complementares que contribuem para o aumento do ticket.

Tipos de Combos

Entenda um pouco mais sobre segmentações e tipos de ofertas com combos eanalise quais deles podem se encaixar melhor com o atual momento da sua empresa:

  • Combos por segmentação: Identifique grupos de clientes que possam se beneficiar dos combos. Por exemplo, se você oferece produtos de cuidados com a pele, pode criar combos com produtos de pele que são complementares.
  • Combos que demonstram o valor (e não apenas o preço): Destaque a vantagem econômica que os clientes conseguem ao comprar um combo em comparação com a compra individual de itens.
  • Combos com personalização: Ofereça a opção de personalizar os combos para atender às necessidades específicas dos clientes.
  • Combos com Escassez e Urgência: Crie um senso de urgência ao oferecer combos por tempo limitado ou em quantidades limitadas. Isso pode incentivar os clientes a tomarem decisões mais rapidamente.
  • Ofertas temporárias: Semelhante ao exemplo anterior, aqui a ideia é criar promoções sazonais ou comemorativas, como combos especiais para feriados, estações do ano ou eventos especiais.

Outras ideias e formas de como aumentar seu Ticket Médio

  • Upselling Persuasivo: Promova versões “premium” de seus produtos ou serviços, destacando os benefícios adicionais que os clientes receberão ao escolher a opção mais cara.
  • Programas de Fidelidade e Recompensas: Implemente um programa de fidelidade que ofereça recompensas aos clientes por gastar acima de um determinado valor, encorajando compras adicionais.
  • Frete Grátis para Compras Acima de um Valor Específico: Ofereça frete grátis para compras acima de um determinado valor para incentivar os clientes a adicionar mais itens ao carrinho.
  • Cross-selling Online: Aproveite a presença online para mostrar recomendações de produtos relacionados enquanto os clientes navegam em seu site, incentivando compras adicionais.

Conclusão

Crie um cronograma de promoções e estruture suas vendas e estoque para comportar adequadamente as novidades na sua empresa sem que tenha surpresas antes de fazer um novo pedido de mercadorias.

O aumento do ticket médio resulta diretamente no faturamento da empresa e nos resultados do fim do mês e além de aumentar o ROI, além de fortalecer o nome da marca dno mercado.

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