Mentiras sobre programas de fidelização

O primeiro ponto que precisamos tocar sobre esse assunto é sobre o mito de que, caso a empresa tenha um programa de fidelização, os clientes serão consumidores fiéis automaticamente. Isso não acontece porque a fidelização no consumo não tem nada a ver com a fidelização amorosa, isto é, ter um programa de fidelidade é ter a oportunidade de se aproximar do cliente, conhecê-lo melhor e criar ações cada vez mais assertivas.

Dessa forma, estamos trazendo neste texto os pontos positivos e alguns mitos sobre a fidelização de clientes.

Se diferenciar e se destacar no mercado cada vez mais competitivo é necessário, mas ao mesmo tempo não é nada fácil. Atualmente os clientes procuram não só a satisfação no produto, mas em toda a experiência de compra: aí que entra o programa de fidelização.

Por esse motivo muitas empresas começaram a adotar essa prática e cada uma com sua estratégia, claro.

Estabelecer um vínculo com os clientes, além de aproximá-los da empresa, possibilita realizar ações mais assertivas baseadas nos dados valiosos que os clientes fornecem à empresa, seja ao se cadastrar no programa ou ao responderem pesquisas de satisfação, por exemplo.

Um mito muito comum é dizer que todos os consumidores buscam por descontos. Isso não pode ser tratado de uma forma genérica e global, uma vez que para alguns o desconto não é determinante no processo de compra. Existem diversos tipos de cliente e conhecer o seu é peça chave para o sucesso do programa. Ofereça o que eles buscam, seja descontos, experiências (como um sorteio de uma viagem), etc.

Entender o perfil do cliente e suas necessidades faz parte do gerenciamento do programa de fidelidade e norteia novas campanhas da marca, de forma que, cada vez mais, atinjam as pessoas certas, ofereçam a melhor experiência e tragam o maior retorno à empresa.

Outro mito é limitar o programa de fidelidade apenas ao acúmulo de pontos, quando na verdade, como já comentado algumas vezes nesse texto, o cliente procura por toda a experiência que tem nos pontos de contato com a empresa. Portanto, estar em contato constante e oferecer benefícios diferentes traz sentimentos de exclusividade aos clientes, diferenciando sua marca da concorrente.

Não podemos acreditar também que o programa funciona sozinho, são necessários investimentos e esforços contínuos para lapidar e direcionar as ações buscando resultados melhores e mais rápidos.

Atualmente com o avanço da tecnologia não é mais necessário o cartão físico para fidelizar os clientes. Além de ser ultrapassado, caso o cliente esqueça o cartão no dia do consumo ele não terá uma boa experiência no seu estabelecimento e irá atrelar sentimentos negativos que a marca não quer que sejam associados à ela. Sendo assim, entre na modernidade e inove criando um programa de fidelidade completamente digital para seu negócio. 

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