14 Ferramentas de Marketing: Impulsione seu Negócio as melhores ferramentas gratuitas

Conheça as melhores ferramentas gratuitas de marketing para captar clientes, fazer relacionamento, cuidar das métricas e inclusive de posts para você.

Você tem tentado fazer sua empresa crescer? Tem lidado com questões de marketing digital e vem buscando jeitos de captar novos clientes? 

Conheça as melhores ferramentas de marketing gratuitas para captar clientes, fazer relacionamento, cuidar das métricas e inclusive de posts para você mais do que gerenciar o marketing digital e sim ter recursos para te ajudar a crescer.

Sabemos que o mundo digital tem ficado cada vez mais competitivo e ter acesso às ferramentas certas pode fazer toda a diferença para impulsionar o seu negócio, mas a grande vantagem é que há no mercado diversas opções de ferramentas de marketing gratuitas que podem ajudar você a alcançar o sucesso. 

Neste artigo, vamos explorar 14 ferramentas gratuitas que vão certamente cuidar de todas suas estratégias de marketing, trazendo resultados para o seu negócio e sem custar nada, totalmente grátis. 

Conheça as 14 principais ferramentas de marketing grátis

Google Analytics: O Google Analytics é grátis e uma ferramenta essencial para monitorar e analisar o tráfego do seu site, permitindo entender o comportamento dos visitantes e otimizar suas estratégias de marketing.

Todo site, programa de fidelidade, aplicativo ou qualquer coisa que esteja online precisa ter dados de navegação, comportamento do visitante e etc. Isso vai te ajudar a ter métricas, conhecer seus números, a origem dos visitantes / acessos e principalmente conhecer a sua persona.

Canva: O Canva é uma ferramenta de design, o objetivo dela é criar artes. Você poderá criar posts para redes sociais como o Instagram ou Facebook utilizando modelos prontos e profissionais, é bastante intuitiva e fácil de usar, permitindo criar, agendar e construir toda a parte visual seja do seu programa de fidelidade, um banner específico para vendas ou até mesmo artes para você divulgar seus produtos e serviços no WhatsApp.

O legal do Canva é que ele é gratuito para começar e você pode trabalhar em conjunto com seu time, permitindo que vocês criem juntos.

Hootsuite: O Hootsuite é uma plataforma de gerenciamento de redes sociais que permite programar postagens, monitorar o engajamento e acompanhar as métricas em um só lugar. 

Você conseguirá testar o hootsuite gratuitamente diretamente no site deles, criando sua conta, porém se o seu objetivo for apenas programar posts do Instagram, o Canva também faz essa função e você poderá fazer isso pelo próprio canva, sem ter a necessidade de usar uma ferramenta adicional.

SEMrush: O SEMrush oferece insights valiosos sobre palavras-chave, concorrentes e análise de SEO, ajudando você a otimizar sua estratégia de marketing de busca.

Se o seu site já estiver otimizado, você já estiver entendendo de onde vem o seu tráfego e já saiu um pouco do básico, o SEMrush vai te ajudar a direcionar melhor seu conteúdo, vai te mostrar dados e vai te ajudar a se posicionar.

Geralmente recomendamos o SEMrush para quem já saiu do estágio inicial, se você ainda está dando os primeiros passos no mundo de ferramentas de marketing e marketing digital, talvez valha a pena esperar pelo menos 1 ou 2 meses para entrar nesse tema.

Fidelimax: A Fidelimax é uma poderosa ferramenta de automação de marketing e programa de fidelidade, que permite engajar seus clientes, recompensá-los e aumentar as vendas.

Nós criamos mais que um programa de fidelidade e sim um canivete suíco com diversas ferramentas para você engajar seus clientes. A ideia é que você consiga conhecer seus clientes, entender o que eles querem para então aumentar as vendas, engajar e fidelizar.

A Fidelimax conta com um plano gratuito com as principais ferramentas de marketing, permitindo que você faça a ficha dos clientes, cadastre, envie pesquisas de satisfação, categorize e até dispare mensagens em massa via WhatsApp, além de várias ferramentas de automação de marketing.

Comece grátis aqui.

Buffer: Com o Buffer, você pode programar suas postagens nas redes sociais, economizando tempo e mantendo uma presença consistente nas mídias sociais.

O legal do Buffer é que ele permite que você trabalhe em diversos canais como LinkedIn, Youtube, Instagram, Facebook e etc.

Google Trends: O Google Trends fornece insights sobre as tendências de pesquisa, permitindo identificar tópicos em alta e adaptar sua estratégia de conteúdo para atrair mais visitantes.

Trello: O Trello é uma ferramenta de organização, ele permite que você tenha tudo organizado de maneira bastante simples e intuitiva.

Além de ajudar na organização das tarefas e na colaboração entre os membros da equipe, você conseguirá deixar tudo anotado sobre métricas do seu site, ideias que podem ser postadas ou criadas no Canva, palavras ou comportamentos que foram identificados no SEMRush, estratégias de engajamento de clientes que foram insights da Fidelimax e muito mais.

O Trello também é grátis.

ChatMax: Com o ChatMax, você pode oferecer suporte e atendimento ao cliente em tempo real, automatizar respostas e melhorar a comunicação, proporcionando uma experiência excepcional aos seus clientes.

A ideia por trás do ChatMax é que você tenha apenas um número de WhatsApp para atender todos seus clientes. Eles cairão em um chatbot, escolherão o departamento e conversarão com vocês.

O legal do ChatMax é que ele permite disparo de mensagens em massa via WhatsApp sem que seu número seja banido, já que ele utiliza a API Oficial do WhatsApp. 

Você conseguirá organizar, acompanhar seus atendentes, ter apenas um número e uma conta verificada. Você pode começar gratuitamente também e é provavelmente a única plataforma grátis de gerenciamento de WhatsApp que utiliza a API Oficial.

Comece grátis aqui.

WordPress: O WordPress é uma plataforma para criação de sites. Com o WordPress você consegue criar qualquer site, landing page, loja virtual ou estrutura na web para levar seus clientes.

Sites das maiores empresas do mundo são criados no WordPress, que é grátis e fácil de utilizar. Você poderá utilizá-lo em conjunto com temas gratuitos, com plugins de edição como o Elementor e usar todos os recursos de personalização e otimização para impulsionar sua presença online.

Embora o WordPress seja gratuito, se você não tem conhecimentos sobre criação de sites e ferramentas de edição de páginas, recomendamos que você contrate alguém para construir seu site e depois você cuida da manutenção ou das atualizações, economizando seu tempo.

Google Keyword Planner: O Google Keyword Planner auxilia na pesquisa de palavras-chave e é ótimo para quem faz campanhas / publicidade no Google Ads.

Você conseguirá direcionar seu conteúdo e aumentar sua visibilidade nos mecanismos de busca de acordo com os insights que o Google Keyword traz, porém é uma ferramenta mais direcionada para quem faz campanhas. 

Google Meu Negócio: Esse é bem básico, simples e fácil de usar. É grátis e embora pareça simples até demais, ele é obrigatório se você quer ter presença online.

Com o Google Meu Negócio você vai criar uma ficha de negócio online, aparecer nos resultados de pesquisa local e interagir com os clientes, aumentando sua visibilidade, nele você colocará o seu número de telefone, endereço e os principais serviços da sua empresa.

O Google meu negócio também é grátis e você conseguirá criar e configurar em menos de 5 minutos.

Bitly: O Bitly é uma ferramenta de encurtamento de URL que permite rastrear e compartilhar links de maneira mais eficiente, obtendo insights sobre o engajamento do público.

A ideia com o Bitly é deixar os links menores, mais “bonitos” para seus clientes e fáceis de distribuir. É muito melhor divulgar via WhatsApp um link para seus clientes ao invés de enviar um caminho para eles acharem algo em seu site.

É gratuito e tem algumas outras ferramentas bastante similares, geralmente o bitly é utilizado no atendimento ao cliente e nossa dica é que você tenha alguns links prontos como: apresentação da sua empresa, formulário de contato, formulário de dúvidas ou de reclamações e etc.

Uma dica legal no Bit.ly é criar QR Codes com endereços, inclusive do seu programa de fidelidade.

Google Docs: O Google Docs é uma poderosa ferramenta de marketing. Como assim marketing? 

Você poderá criar e compartilhar documentos com seus clientes, poderá utilizar o Google Sites para criar sites simples caso você não queira utilizar o WordPress indicado acima, poderá criar formulários no Google Forms para captar informações dos clientes e já salvar em planilhas e até apresentações de produtos.

Conclusão: Com essas 14 ferramentas gratuitas de marketing, você tem acesso a recursos poderosos que podem impulsionar o crescimento do seu negócio. 

Tudo está bastante relacionado e conectado, veja só este artigo foi escrito no Google Docs, a imagem foi criada no Canva, ele havia sido previamente planejado no Trello, detectamos que a palavra chave Ferramentas de Marketing havia sido identificada em nosso SEMRush e estamos postando no WordPress de maneira automatizada, para então ser monitorado pelo Google Analytics com o objetivo de captar novos clientes para testarem nossa ferramenta gratuita de programa de fidelidade. 

Lembre-se de experimentar diferentes ferramentas e adaptá-las às suas necessidades específicas, há muitas ferramentas gratuitas de marketing na Internet. E não se esqueça de explorar a Fidelimax e o ChatMax, duas ferramentas inovadoras que podem ajudar você a alcançar o sucesso desejado, que certamente irão trazer novas maneiras de conquistar clientes e melhorar seu faturamento através de novas vendas.

Você verá que estratégias de crescimento como o Growth Marketing envolvem diversas ferramentas, técnicas e jeitos de divulgar sua empresa para captação de leads e transformá-los em clientes.

Se você precisar de ajuda para implementar uma estratégia de sucesso com um plano de marketing simples e eficiente, fale com nosso time que será um prazer ajudar.

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