Dicas

Processos Cognitivos na Fidelização

Você sabe dizer qual a diferença entre decidir e escolher? Sabia que você pode estar deixando dinheiro na mesa por esse detalhe?

Sabia que um programa de fidelização de clientes pode contribuir em ambos os processos, tanto de escolha quanto decisão?

O grande desafio das empresas, principalmente dos profissionais de marketing, é entender o funcionamento da mente do consumidor e quais são os principais fatores que contribuem para o processo de escolha, para a ação efetiva. É sobre entender quais são os estímulos mais eficazes para vender mais, melhor e antes que a concorrência.

Como uma estratégia de fidelização de clientes é uma abordagem centrada nas pessoas, no ser humano, partimos de uma abordagem científica, mais orgânica, de como o cérebro absorve, analisa, decide e aprende, como funciona o processo de escolha pelo ponto de vista da neurociência aplicada no relacionamento com o consumidor.

Existem processos cognitivos essenciais que direcionam as escolhas do consumidor, esses processos envolvem o julgamento, responsável pela atribuição de valor e consideração, assim como o processo decisório que leva a escolha. Lembrando que não escolher, já é uma escolha.

O processo de tomada de decisão é um processo cognitivo que visa reduzir as incertezas, que tem como objetivo produzir um determinado comportamento.

DECIDIR = PROCESSO MENTAL / COGNITIVO

ESCOLHER = COMPORTAMENTO / AÇÃO

Decisões nem sempre resultam em escolhas, e nem todas as escolhas são resultado de uma decisão, como por exemplo os maus hábitos, onde os comportamentos (escolhas) nem sempre são decididos previamente, apenas são executados, muitas vezes, de forma automática e inconsciente.

O processo de escolha deveria ser algo racional e previsível, mas não é, o processo é puramente emocional, e sofre a influência de diversas variáveis como traços da personalidade, cultura, genética e as emoções por exemplo, que acabam por acelerar a redução das incertezas, servem como um atalho e influenciam diretamente as nossas escolhas de forma inconsciente na maioria da vezes.

Uma plataforma de automação de marketing como a Fidelimax, através de diversos recursos estrategicamente desenvolvidos para aumentar engajamento e gerar comportamentos, tem o poder de influenciar as decisões e favorecer a escolha dos clientes de forma natural, criativa e eficiente.

Outro fator de vital importância no processo decisório é o conhecimento. Assim como as emoções, o conhecimento também acelera o processo decisório, reduz as incertezas e contribui para escolhas mais coerentes e precisas.

O conhecimento ajuda identificar novas oportunidades, potencializar e melhorar as decisões uma vez que o excesso de informações gera ainda mais incerteza e atrapalha o processo de escolha.

Conhecimento tem relação direta com avaliação e julgamento

O julgamento é um processo cognitivo essencial para o processo decisório pois ajuda a estimar e atribuir valor às coisas, ajuda na definição de algo, serve como uma régua de valor, e está mais relacionado ao estado interno das pessoas.

Então, faz sentido observar que, para melhorar os julgamentos e fazer melhores escolhas é necessário adquirir mais conhecimento e buscar a harmonia entre decisão, escolha e julgamento, é sobre alinhar cognição, afeto e pensamentos.

Ok, entendi o processo de tomada de decisão, como são feitas as escolhas e como o conhecimento pode contribuir para um julgamento mais assertivo. Mas o que um programa de fidelização tem a ver com tudo isso???

Tudo e mais um pouco!

Um programa de fidelização de clientes tem como objetivo colocar o cliente no centro da estratégia de negócios, criando todas as condições necessárias que favorecem a escolha pela marca, oferecendo recursos e ferramentas que ajudam o cliente a decidir e escolher. 

Muito mais do que uma ferramenta de automação, a Fidelimax é uma ferramenta de vendas que utiliza ações de marketing para colocar em prática a estratégia de gestão orientada ao cliente. São diversos recursos para criar e incentivar o relacionamento, gerar vínculo, aumentar demanda e gerar base de conhecimento que ajuda a reduzir os níveis de incertezas e contribuem para uma tomada de decisão mais embasada em informações em tempo real.

Um programa de fidelização de clientes tem como desafio promover o maior conforto cognitivo possível no relacionamento do cliente com a marca, transformando a experiência do cliente em um relacionamento duradouro e lucrativo. É sobre entender de pessoas, emoções e afetos durante a jornada do cliente.

A gestão do relacionamento com cliente deve ser uma estratégia permanente, integrada e coletiva. Um processo que precisa de cuidado e requer atenção e acompanhamento, gera conhecimento, promove aprendizado, traz mudanças, além de aumentar a performance dos resultados.

Para se relacionar com clientes e incentivar as vendas, grandes empresas desenvolvem estratégias de marketing e criam seus próprios programas de incentivo e fidelização de clientes, que assim como a ferramenta da Fidelimax por exemplo, que funciona como uma plataforma em formato de SaaS, é white-label, simples e fácil de operar, possibilita que empresas de qualquer porte e segmento consigam criar seus próprios programas de fidelização.

Portanto, entre decidir e escolher fique com os dois

A Fidelimax é a sua melhor opção quando o assunto é fidelização de clientes e aumento das vendas.

Faça como nossos 50 mil clientes, crie seu programa de fidelização e venda mais, melhor e antes que a concorrência!

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