Regras e Pontos

Gestão do Programa

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Criamos esse tópico de Regras e Pontos pois é uma das perguntas que mais ouvimos aqui na Fidelimax: Quais são as regras e quantos pontos devo fornecer no programa de fidelização?

A resposta é bastante simples: É você quem decide!

A Plataforma de Fidelização de Clientes da Fidelimax é bastante flexível e você terá liberdade para deixa-la do jeito que a sua empresa já funciona.

 

Você criará duas regras:

  • Regra de pontos: que pode ser a cada R$ 1,00 gastos pelo cliente, ele acumulará 1 ponto. Essa regra pode ser alterada como você quiser, por exemplo a cada R$ 10,00 gastos pelo cliente ele acumula 100 pontos, ou a cada R$ 100,00 gastos pelo cliente ele acumula 10, pontos. Não importa, você define.
  • Regra de premiação: Você define os prêmios. Ao atingir uma quantidade determinada de pontos, seu cliente será premiado.

 

10 dicas importantes para fidelizar o seu cliente:

  1. Apareça: Sua marca, seu negócio e seu programa de fidelização deve ser divulgado. Um pequeno totem em seu comércio, um panfleto, um e-mail marketing, post nas redes sociais ou uma simples pergunta “Você conhece o nosso programa de fidelização? ” é fundamental para que estratégias de retenção de clientes deem certo.
  2. Não crie regras complicadas! É importante que as regras sejam fáceis de entender. Exemplo: No Programa Fidelidade XPTO a cada R$ 1,00 você acumula 1 ponto, junte 100 pontos e troque por prêmios.
  3. Utilize o dinheiro gasto pelo seu cliente para que ele troque por produtos e serviços da sua empresa, como prêmios. Faça ele voltar!
  4. Prêmios precisam ser atrativos, não ofereça algo que não tem valor para o cliente.
  5. Crie uma espécie de jogo: Faça o seu cliente querer acumular pontos, isso aumentará suas vendas e ele se sentirá recompensado ao trocar por algum prêmio do interesse dele. Pesquisas comprovam que estratégias de “gameficação” dão excelentes resultados.
  6. Reconheça publicamente os melhores clientes: Hoje em dia com o uso das redes sociais é ainda mais fácil: agradeça, premie e reconheça o valor que ele tem para você; só não esqueça de pedir permissão antes, é claro.
  7. O perfil de consumo é fundamental na fidelização. Se você sabe que um grupo de pessoas tem consumido o produto X ou que um determinado grupo de pessoas não tem comprado mais, vá atrás desse público para entender o que está acontecendo, não espere por surpresas indesejadas.
  8. Pesquise, ouça e vá para o outro lado do balcão: Com qual frequência você faz pesquisas de satisfação? Como é o atendimento? Quais são as melhorias que os seus clientes acham que você deveria fazer? Qual é a chance do seu cliente indicar o seu negócio para alguém? Essas respostas são elementos importantes para o seu sucesso!
  9. Não desapareça: Mesmo que seu cliente não tenha comprado ultimamente, faça algumas campanhas, divulgue alguma promoção, parabenize-o em seu aniversário, utilize as datas comemorativas (natal, dia das mães, pais, crianças, carnaval, etc) para criar um relacionamento mais próximo e real com o seu público.
  10. Melhore o seu produto, seu atendimento e a experiência de compra diariamente. Programas de fidelização de clientes não fazem milagres, se o seu produto não é bom, não adianta ter estratégias de retenção e engajamento, antes de qualquer cliente querer voltar, você precisa ter um bom produto.